top of page

O Que São Fundos de Investimento?


 

Autor Fábio Rodrigues Contador


Me siga no Instagram para mais dicas ou entre em contato e agende uma reunião que irei ajudar sua empresa.




 


Os Fundos de Investimento não são complexos e podem ser uma excelente opção para quem pretende começar a investir e quer conhecer diferentes tipos de investimento de mercado.

Para que você conheça mais sobre as possibilidades de investir seu dinheiro, preparamos diversas opções para que você compreenda o que são fundos de investimento! Acompanhe todas as dicas!


O que são Fundos de Investimento?

Os fundos de investimento são também chamados de condomínios de investidores. Esse nome é dado porque os fundos reúnem recursos de diversas pessoas, formando uma espécie de condomínio financeiro de investimento no qual é possível aplicar no mercado financeiro ou no mercado de capitais.

Os ganhos que resultam dos investimentos em fundos de investimento são divididos entre os participantes na proporção do investimento inicial.

Para saber o que são fundos de investimento, basta pensar que diversos investidores unem seus recursos financeiros e são aplicados por um gestor financeiro ou por uma instituição. Esses recursos e investimentos possuem um objetivo definido antecipadamente.


Tipos de Fundos de Investimento

Existem diversos tipos de Fundos de Investimento. Além de saber o que são fundos de investimento e que eles funcionam como se fossem condomínios financeiros, é fundamental saber as principais características de cada tipo para decidir onde investir:

● Fundos de Renda Fixa

São fundos de renda onde o investidor sabe exatamente quanto receberá em taxas estabelecidas previamente. Não possuem risco alto e por isso apresentam uma rentabilidade que varia entre baixa e média.

São excelentes investimentos para quem está com dinheiro parado e não pretende utiliza-lo a curto e médio prazo. Para que o risco da renda fixa seja quase nulo, é importante investir em Instituições seguras, como bancos consolidados, por exemplo.

● Fundos de ações

O fundo de ações é uma das formas de investir na bolsa de valores, só que de forma coletiva. Apresenta as mesmas variáveis do que os investimentos individuais em ações, no entanto, é possível comprar quotas maiores de grandes empresas a partir dos condomínios.

● Fundos cambiais

São fundos de investimentos com base em moedas estrangeiras, como dólar, euro, libra. São investimentos importantes para a proteção de investidores contra a variação dessas moedas, fator que pode influenciar muito os investimentos do mercado de ações, por exemplo.


● Fundos multimercado

São tipos de investimentos que permitem uma variação de mercados. Por exemplo, um fundo multimercado pode investir ao mesmo tempo em Renda Fixa, ações e câmbios.

Essa multiplicidade de investimentos apresenta uma possibilidade mais ampla de gestão e auxilia na busca de rentabilidades mais altas.

● Fundos de previdência

Os fundos de previdência são formas de investimento em previdência privada. Pode funcionar como uma forma de acumulação de recursos, no entanto, é necessário observar muito bem em qual Instituição investir.

Como pode ser um investimento de longo prazo e as Instituições de gestão podem oscilar, é importante fazer o investimento em previdência privada de um banco estável e seguro.


Cotas

Para saber o que são fundos de investimento, é necessário compreender seu funcionamento por cotas.

O funcionamento por cotas significa que o investidor adquiriu determinada quantidade de cotas de um investimento específico. As cotas são importantes para o cálculo da rentabilidade.

Quando você investe em um fundo de investimento, na verdade, você está adquirindo cotas de investimento, que podem variar de preço instantaneamente a depender do tipo de investimento.


Custos do investimento em fundos

Como os fundos de investimento são geridos por Instituições, em geral, há uma cobrança de administração que deve ser calculada para que se saiba a rentabilidade real de cada investimento.

Agora que você já sabe mais sobre o que são os fundos de investimento, procure uma excelente administradora ou consultor financeiro e invista seu dinheiro com segurança!






2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page